Espaço Místico



Copyright © 1997-2012
Espaço Místico
"O lado esotérico da Internet"
Direitos Reservados

Os artigos da Espaço Místico podem ser copiadas com tanto que um link seja feito para www.mistico.com

Respeitamos a sua privaciade: Política de Privacidade



Glossário Místico - atualização
Enviado por: José Luiz







GLOSSÃRIO – ENERGÉTICO


Acupuntura - consiste na inserção de agulhas em determinados pontos do corpo, pelos quais se acredita fluir energia vital. Nos países ocidentais, é usada principalmente para aliviar a dor.

Anma – Uma forma tradicional de massagem usada no Japão.

Antakarana – é uma palavra sânscrita ( Antar = meio ou interior e Karana = causa instrumento). O Antakarana é usado tecnicamente para representar a ponte entre a mente inferior e superior, é o instrumento operacional entre elas. Pode ser usado na parede, em baixo de uma mesa de Reiki, em baixo de uma cadeira no consultório de terapia, pois ele promove a cura e ajuda para que isto aconteça.

Aromaterapia - consiste na administração de óleos, em geral por fricções na pele, para tratar condições tão diversas como a inflamação, a pele oleosa, a gripe e a queda da imunidade.

Aura - A extensão da energia do corpo para além do corpo físico. Consiste em várias “camadasâ€: etérica, astral, mental e causal.

Canal Espiritual - Um canal de energia que se estende entre o topo da cabeça e a base do dorso. Os sete chákras principais localizam-se no canal espiritual.

Chákra – Uma roda ou centro de energia no interior do centro energético. Há sete chákras principais e vários chákras secundários.

Clarevidência – é a condição que as pessoas têm de ver matéria sutil, ou seja, perispírito.

Clareaudição – é a condição que a pessoa tem de ouvir vozes de outros planos astrais.

Corpo astral – O corpo sutil, energético, associado às nossas emoções.

Corpo causal – O corpo sutil energético associado à alma ou ao†Eu superior†de uma pessoa.

Corpo etérico - O corpo sutil mais denso, intimamente associado ao funcionamento físico do corpo.

Corpo mental - O corpo sutil energético associado ao intelecto, e que contém as formas de pensamento.
Corpo sutil - Um corpo energético que se sobrepõe ao corpo físico e se estende para além deste a fim de formar a aura.

Energia – É a energia sutil detectada pelos organismos vivos, mas não pelos instrumentos mecânicos, e que deve ser diferenciada da noção ocidental de energia, que a associa à matéria. Em japonês recebe o nome de Ki.

Fitoterapia - utiliza as plantas medicinais para tratar diversos tipos de doenças e sintomas, como resfriados, gripes e vômitos.

Força cósmica– Energia que vem do universo, vem de cima, do cosmos.

Fu - Um órgão que participa da transformação do alimento e da bebida em Energia a ser usada pelo corpo, bem como da excreção. Geralmente associado a um órgão oco, por exemplo: o estômago.

Hara – O centro energético no abdômen inferior.

Homeopatia - baseia-se na idéia de que "os semelhantes curam-se pelos semelhantes", isto é, a terapia deve ser feita com substâncias (diluídas em quantidades, às vezes, infinitesimais) que podem produzir quadros clínicos semelhantes aos da doença a ser tratada. O diagnóstico e tratamento homeopáticos tratam o corpo inteiro como um organismo unificado.

Jitsu – Um excesso de energia.

Ki – O Ki é universal, e se encontra em toda a parte, em todas as coisas. Ele se manifesta de diferentes maneiras para criar as formas físicas e os organismos vivos. No corpo humano, dá origem ao nosso ser físico, emocional, mental e espiritual.

Kundaline – É uma espécie de energia localizada no chakra básico, e diga-se de passagem muito forte. O símbolo da kundaline é uma cobra enroscada. Quando ela flui, se a pessoa não está preparada para recebe-la pode enlouquecer.

Kyo – Uma deficiência de Energia.

Malte de cevada – Um adoçante feito de germe de grãos de cevada. Também chamado de extrato de malte, é usado para adoçar bolos, biscoitos e outras sobremesas, mingau de aveia, bebidas, etc.

Macrobiótica – reinterpretação da filosofia e medicina orientais antigas, iniciada neste século por George Ohsawa, e ensinada, hoje em dia, por Michio Kushi e por outros professores. Enfatiza a vida em harmonia com a natureza e com as leis universais, especialmente através da ingestão de uma dieta. Energéticamente equilibrada.

Medicina alternativa - compreende abordagens não convencionais visando à cura e à saúde.
Medicina holística - trata o indivíduo como um todo e ressalta a interação entre o corpo vivo e o espírito. Sustenta que é a resistência, diminuída por hábitos errôneos e pelo estresse físico e mental, que torna o organismo suscetível à
doença. Assim, a doença é considerada um desequilíbrio entre forças sociais, pessoais e econômicas, assim como o resultado de influências biológicas.

Medicina oriental - no mundo ocidental, houve um aumento visível do interesse por vários aspectos da medicina oriental, como a acupuntura, a massagem, a macrobiótica e as ervas medicinais. Os conceitos da medicina oriental baseiam-se no taoísmo. Os taoístas defendem que há um movimento constante entre dois pólos, o yin e o yang, forças complementares que devem estar em equilíbrio para criar a saúde e o bem-estar.

Medicina quiroprática - concentra-se na prevenção e tratamento de processos mediante conselhos psicológicos, sanitários, de higiene, nutrição e pela manipulação da coluna e outras articulações.

Meditação - busca alcançar o autocontrole e o controle das relações com o ambiente. Durante a meditação, o pensamento se separa da percepção, fazendo com que o indivíduo possa ficar afastado de suas emoções.

Meridiano - Um canal de energia que se estende por toda a superfície do corpo, e internamente, pelos órgãos do corpo.

Misso – Uma saborosa pasta de feijão/soja, usada como tempero de sopas, guisados e outros preparos com vegetais. É preparada mediante a fermentação, durante quase um ano, de feijão/soja, com um grão de cereal e sal marinho.

Moxibustão - Aplicação de calor aos pontos de acupuntura, por exemplo pela queima de uma pequena quantidade de artemisia seca sobre a pele.

Naturopatia - usa fontes naturais que, segundo seus defensores, têm poder curativo. O naturopata não emprega remédios de uso externo, como fármacos ou cirurgia, mas utiliza métodos como o jejum, a hidroterapia, a massagem, terapias com vitaminas e minerais, dietas vegetarianas, alimentos sadios, ervas, bandagens com barro e exercícios.

Órgão - Um conjunto de funções que incluem as de um órgão físico, mas abrangem também outras funções corpóreas: a emoção, um tecido, um órgão do sentido e aspectos da consciência.

Perispírito – É a cópia do nosso corpo físico. Ele é formado por fluidos mentais, que as vezes é confundido com o corpo carnal.

Planos sutis - onde os olhos não podem enxergar.

Plexos – são feixes de nervos, situados no corpo físico, que recebem a energia dos chákras, e a distribuem por todo o corpo.
Prana – Energia cósmica vital, presente no ar.

Radiestesia - Pela leitura atenta da história da radiestesia, pode-se perceber que ela é uma técnica para se obter informações através do subconsciente, mediante a ativação inconsciente de um instrumento radiestésico.

Sânscrito – Idioma antigo falado na Ãndia.

Técnicas de relaxamento - consistem no treinamento dos músculos do corpo para evitar tensões ocultas. Um dos instrumentos mais utilizados pelos terapeutas é a respiração profunda, já que a tensão produz, por si própria, mudanças na respiração. A ioga é a forma de relaxamento que utiliza a respiração e as posturas do corpo para melhorar a agilidade, tanto física como mental, e reduzir a tensão, possibilitando o relaxamento do corpo.

Telúrica, força – Energias que vêm da terra, vem de baixo.

Tsubo - Um ponto na pele onde o fluxo de energia de um meridiano ou do corpo, pode ser beneficamente afetado. Usa-se como tsubo para denotar (a) um ponto de acupuntura e (b) qualquer ponto no corpo, onde o fluxo de energia pode ser beneficamente alterado.

Yang - Qualquer fenômeno ou forma na qual a energia está, basicamente, se contraindo ou tornando-se mais organizada, como, por exemplo, animais, crescimento, trabalho, introversão.

Yin - Qualquer fenômeno ou forma no qual a Energia está, basicamente se expandindo ou tornando-se mais dispersada, como, por exemplo na expressão, no relaxamento.

Zang – Um órgão relacionado com a armazenagem de energia e geralmente associado a um órgão sólido, como por exemplo, o fígado.





[VER PERGUNTA]
[RESPONDER]
[NOVA MENSAGEM]
[VER LISTA]

Respostas:
Glossário Místico - atualização  [Esta Mensagem]







A Espaço Místico não se reponsabiliza pelo conteúdo do Newsgroup Místico


Estamos à procura de artigo esotéricos. Publique na Espaço Místico!





INTRODUÇÃO

Comunidade na
ORKUT


Grupo no
FACEBOOK


HORÓSCOPOS:
NORMAL
DIÁRIO
CIGANO
CHINÊS
EGÍPCIO

ARTIGOS:
TARÔ
YOGA
VELAS
ERVAS
REIKI
ANJOS
BANHOS
APELOS
MAGIAS
SONHOS
CRISTAIS
ORAÇÕES
CRENÇAS
CHAKRAS
MANTRAS
FENG SHUI
MANDALAS
MEDITAÇÃO
TALISMÃS
LINHAS GEOPÁTICAS
PLANETAS
SIMPATIAS
NUMEROLOGIA
AROMATERAPIA
SAINT GERMAIN
CROMOTERAPIA
FLORAIS DE BACH


SIGNIFICADO DOS SONHOS

LIVROS

CONTOS

ARTIGOS

ANÚNCIOS

ORAÇÕES E SIMPATIAS


E-MAIL